O evento Primavera dos Museus, acontece todos os anos e é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece sempre no mês de setembro, entre os dias 23 a 29 em instituições de todo o Brasil.
Esse ano ela acontece em sua 18ª edição, com atividades voltadas para o tema "Museus, acessibilidade e inclusão" e apresenta uma novidade que a plataforma “Visite Museus”, permitindo que o público fascinado pelo segmento cultural, encontre em um só lugar, programações e trabalhos de mais 930 instituições participantes da plataforma (visite.museus.gov.br).
A nova plataforma online de eventos da Semana Nacional de Museus e da Primavera dos Museus, criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que visa contribuir com a difusão e promoção dos museus, ampliar o acesso à cultura, assegurar a preservação do patrimônio, estimular a educação, a inclusão social, a acessibilidade e a divulgação do conhecimento ultrapassando as fronteiras físicas e chegando a um público (nacional ou internacional) mais amplo.
O Centro Cultural de Araci, sob direção da professora Ana Nery Carvalho Silva se engaja nessa programação e nos dias que marcam a 18ª Primavera dos Museus, trabalhou o tema do ano, "Museus, Acessibilidade e Inclusão". Hoje (25 de setembro) o Museu do Centro Cultural de Araci, recebeu os alunos do Núcleo de Educação Especial, acompanhados da professora Izabel Cristina, para uma visita guiada inclusiva. Durante a visita, foi proporcionada uma experiência acessível, em que os alunos com deficiência visual puderam interagir e explorar o acervo do museu através de recursos táteis e sonoros.
O Centro Cultural de Araci, organizou o evento, objetivando facilitar a visualização e o acesso, permitindo que os públicos distintos como estudantes de escolas públicas e privadas, explorem e participem de acordo com seus interesses e disponibilidade. – Salientou a professora Ana Nery.
(Imagens cedidas e informações: Profa. Ana Nery)
Comentarios