A manchete da redação parece intencional e é isso mesmo, porque traduz uma consciência de onde quero chegar como observador de uma coisa que pode se chamar de imprevisibilidade sistêmica.
A população ficou sem a realização de várias sessões e todas com pautas importantes a serem tratadas porque a entropia política é capaz de gerar a dispersão de matéria e alimentar a "desordem", aplicando o conceito da física.
Já ontem, com uma pauta vazia de matérias a serem tratadas, a sessão se realizou porque nesse “quartel de Abrantes”, a parte mais importante nas assembleias realizadas na casa do povo, é a famosa “Tribuna da Casa”. Sim porque, ela é o palanque furtivo onde são feitos os pronunciamentos que precisam ser feitos e pouco importa quantos querem escutar.
Por falar em “querer escutar”, é hilariante escrever que o primeiro momento chamado “da Palavra”, não está na pauta, acontece em todas as sessões e só Deus sabe quem realmente está interesado em escular. Quem assistiu a sessão ontem, pode ver a angustia do apresentador desse momento esoiritual, a esperar a atenção do plenário.
No vídeo (aplicado no final da matéria), o apresentador designado, falou sobre a entrada triunfal de Jesus na sua capital Jerusalem e diferente dos conquistadores romanos, Ele não entrou na cidade com pompa, carros e cavalos empinados e bombardeios. Ele entrou triunfante sobre o sistema cruel e como rei vencedor, não apresentou cativos, derrotados e humilhados. Entrou falando de amor, esperança e perdão.
A sessão que tinha de acontecer ontem, (terça 08.10), estavam 9 dos 15 guerreiros da brigada eleitoral. Entre eles, estavam 8 vencedores e apenas um vencido. Todos foram à sessão, sabendo que a pauta principal era falar ao povo. A tribuna é o melhor meio, porque pelo sistema transmissivo coloca em suas miras, milhares de ouvintes do rádio e telespectadores digitais pelo youtube.
Gratidão a Deus, agradecimento e reconhecimento era o tom comum de todos, vendcedores e vencidos, como foi o caso de Luizinho, o único perdedor que se dispôs encarar esse momento especial e embaraçoso.
Vereador Luizinho - “Agradecer a Deus primeiramente, aos meus pais, aos meus amigos, a minha familia, pelos 931 votos recebidos, depois de uma campanha limpa. Agradeço às lideranças que me apoiaram.
Não digo que tive uma derrota, acho que fui vitorioso, não é fácil conquistar quase mil votos, numa campanha como a que enfrentamos. Fico feliz em fazer parte dessa história de conquista de votos, para fazer vitoriosa a prefeita Keinha, a vice Gilmara e tenho consciencia que saimos fortalecidos como partido, o PSD, como politicos ligados a esse grupo vencedor nessas eleições.
O vereador parabenizou a vereadora Bete de Venceslau e disse: “Estava na hora de melhorar o plantel de mulheres nessa casa, a chegada de Bete foi maiss uma conquista das mulheres de Araci”. Concluiu.
“Depois de saudar a mesa e a todos, o vereador Mazinho comemorou a caminhada
Agradeceu a seu pai Mazinho das Pedras e lamentou o que foi dito nesssa campanha sobre ele, sendo depreciado por adversários que nunca tiveram tamanho para trilhar um caminho do bem como meu pai trilhou.
“Nos mostramos que o poder deve ser mantido pelo que sabe para onde vai e reconhece quem está na frente de um processo grandiosso como o destas eleições” – disse.
Fez uma saudação e agradecimento a sua mãe dona Maria, seus irmãos e a todos os seus familiares que lutaram por ele para a conquista de seus 1.247 votos.
A familia 12 mostrou que sabe fazer o melhor para o povo, e essa ffoi a maior vitória já vista em uma eleição em Araci, com uma frente ampla também nunca vista sobre um adversário que queria ganhar uma eleição com um discurso cheio de promessas vazias e mentiras, finalizou Marinho.
Ananstácio iniciou sua fala com sua frase mestra: “Meuss amigos e minhass amigas de Araci”. - Iniciei minha vida pública em 1996. Naquela eleição ao lado de Zedafó, tive 115 votos, mas não desisti. Depois em 2000, tive 272 votos. Aí foi que senti que devia continuar. Mais à frente em perdi por 9 votos e finalmente em 2012, tive 1.118 votos. Perdi mais uma vez por 9 votos em 2016, mas em 2020, me elegí com 829 votos e nessa eleição, me reelegi mais uma vez com1.408 votos. Essa é a minha história nessa casa.
Anansstácio falou sobre seu aió de estimação sempre pendurado ao pescoço. “Muitos procuravam saber o que carregava naquele aió. Depois eu vou fazer um vídeo e revelar isso, comentou Anastácio.
O vereador falou emocionado ao agradecer sua mão, que aos 74 anos, fez questão de ir à urna depositar o voto pra mim.
Foi difícil a caminhada. Enfrentamos de tudo, até traíções e repetiu mais uma vez sua frase costumeira: “Politica é coisa do cão” e concluiu: Se quer ver coisa do cão, fique fora dela.
Bom dia a todos. Quero agradecer a Deus primeiramente, por mais um dia de trabalho e agradecer a todos os colegas que se faz presente. Agradecer a todos oa que estão aqui presentes e ao meu amigo Denis.
Disse estar sentindo a falta do amigo Zé Pedreira, como alguem sempre presentes nas sessões desta casa. Quero agradecer também a todos aqueles que confiaram em Deus primeiramente e depois em mim por depositarem aquele voto de confiança e aqueles também, que não puderam me ajudar, mas fizeram o possível para eu conseguir chegar novamente ao novo mandato.
Meu desejo é que em a partir de 2005, possa contuniar fazendo o meu trabalho e de forma bem melhor do que venho fazendo até agora. Um bom dia para todos.
Jamile começou agradecendo a Deus pela oportunidade de ter lhe concedido mais um mandato para contuniar representando sua comunidade na Câmara Municipal.
“Agradeço a todos aqueles que confiaram a mim nessa eleição, 1.223 voltos que me reconduziram a essa casa para desempenho de nosso terceiro mandato.
Jamile agradeceu à coordenação da campanha em nome do presidente do PDT de Araci pela luta que possibilitou a vitória da familia 12.
A vereadora fez alusão a uma estrofe do hino de Araci e disse que o povo de Araci sabe honrar sua história e criticou os adversários que mesmo sando estranhos à terra, se apresentavam como os melhores em uma terra que nem conhece direito.
Jamile tomou tempo para agradecer à sua irmã Gilmara, a vice prefeita, agradeceu aos seus pais Dande e Donata. Jamile finalizou agradecendo a todas as suas lideranças.
A vereador Edneide assim iniciou: “A palavra correta é Gratidão. Essa e a palavra que quero dirigir a todos aqueles que estiveram ao meu lado nessa caminhada. Gratidão aos jovens, aos idosos e especialmente à minha mãe que mesmo livre do dever cidadão de votar, fou me dar seu voto no dia da eleição.
Edneide disse aos companheiros eleitos e não eleitos: “Quero aqui também agradecer todos os candidatos a vereadores e vereadores e dizer que a política ela é feita com amor e por amor, mas a eleição, ela é feita com que somos e com o que temos. Temos que ter a humildade de entrar em cada casa mostrando o nosso projeto e pedindo oportunidade de fazer mais por cada um.
Araci acertou na escolha de manter Keinha e Gilmara, porque vem, dando certo e o que está dando certo, não se mexe e foi nisso que o povo de Araci acreditou. Esse time tem mostrado que é capaz de fazer mais e trazer esperança para o nosso povo de Araci.
Jefinho Carneiro iniciou agradecendo a Deus pela condução ao sseu quarto mandato: “Sabemos que se não fosse pela permissão de Deus, não alcançariamos e não chegaríamos aonde estamos. A bíblia ensina que os planos, nós fazemos, mas de Deus vem a confirmação.
Nossos opositores tentavam levar um discurso de que eu não teria votos no Poço Grande, mas lá tive 92 votos e quero começar agradecendo pelo Poço Grande.
Agradeço a Região de Pedra Alta, tambem pelos 92 votos.
Renfrentamos uma campanha com discursos de falácias de mentira de enganação para o povo de Araci levando as pessoas ao buraco como muita gente apostou como muita gente perdeu o patrimônios como muita gente perdeu o dinheiro gado, carro iludidos levado por mentiras por enganação porque esse tem sido o currículo da oposição aqui em Araci. Mas o povo de Araci viu a resposta alcançou a maior votação da história de Araci. Os enganadores passaram a maior vergonha e a maior decepção de suas vidas.
O veredor fez chacota com o deputado, a quyem chamou de “deputadozinho Rocardo Maia” dizendo: “Tchau deputado, volte para Pombal, porque o seu trator só ara nessas terra solta daí. Aqui nessas terra da Cascalheira, da Queimadinha, de massapê, você não entra porque seu trator não consegue passar. Perdeu em tudo, perdeu em todas as urnas de Araci e passou a maior vergonha na sede e na zona rural tomando a maior peia política da história”.
No Rufino, tinha um grupinho lá que dizia que eu não tinha 70 votos mas o povo também de lá sabe quem foi que trabalhou 4 anos pela aquela comunidade e me deu uma votação de 174 votos. A comunidade de retirada pelo 122 votos agradecer a comunidade de queimadinha pelos 104 votos agradecer a comunidade do Poço Grande peplos 92 votos.
Quero agradecer também aos 40 votos na comunidade do Balaio e os 26 na comunidade de Várzea da Pedra. Enfim, faltam ainda apurar outross apoios como aqui na sede, mas minha gratidão é maior que os 1.308 votos que me permitiram continuar nesta casa para desempenho de meu quarto mandato.
O líder do PDT, José Augusto, começou na tribuna falando da prefeita Keinha. “Fizeram de tudo quando você dançava até embaixo, às vezes a gente falava com ela, pra maneirar, mas ela não recuou em nenhum momento. Com uma mãe com mais de 90, dentro de casa, você Keinha, cuidava dela e fazia política cuidando do povo. Você é assim porque tem caráter e sabe que o povo reconhece o seu trabalho e o povo sabe quem gosta de povo”.
Continuou Zéaugusto, dessa vez, elogiando seu líder, Silva Neto. “Silva Neto, você foi chamado de “suplentinho” de deputado, mas eu tenho certeza que dia 1º de janeiro se Deus permitir, você vai tomar posse como deputado estadual, porque você merece pela sua inteligência e preparo. Todos sabem que você nunca quis ser maior do que ninguém. Sempre teve o carinho e o respeito pelas pessoas e isso demonstra mais uma vez, que o povo lhe tem um respeito enorme.
José Augusto encerrou dizendo: “Agradeço a Deus por mais esse mandato. Estou indo para o quinto mandato de vereador, agradecido a cada da liderança minha região, a cada coordenador que estava junto comigo, que me ajudou, que se dedicou para que eu chegasse a esta casa novamente. E por fim, agradeço em especial a Deus e ao povo do meu município. Vamos ter um pouco de calma porque agora é o final de uma gestão e vai se iniciar outra, talvez vai ter muita gente chateada, mas vamos ter calma que eu tenho certeza que nós não vamos decepcionar vocês novamente até 2028.
O vereador e presidente Guinha de Pascoal iniciou sua fala comentando os pós eleição: “A eleição terminou e como sempre o povo teve a sua vontade livre de colher os novos representantes a partir de janeiro de 2025 e não poderia deixar de falar à nossa população que acredito está acima de 50 mil pessoas, que depois de tudo isso, o que mais necessitamos é de união dos poderes constituídos, para que realmente traga esperança para todos.
Guinha fez agradecimentos especiais à sua citando o nome de sua esposa Uiliane, sua filha Maria Carolina e seu filho Pedro Vinícius. Agradeceu a todos os seus irmãos e irmãs pela conquista de 710 votos durante a grande peleja de 45 no campo. “Foi uma luta travada com muito respeito ao nosso povo, e acabamos chegando ao final com uma política de paz e sem violência”.
“Durante 45 dias, levamos propostas importantes para o nosso município, mas a política quem decide é o povo. Ele escuta as propostas de cada um e vai a urna e decide. Esperamos que a partir do ano que vem Araci possa ter um hospital com UTI para atender alta complexidade, uma cooperativa para o homem que trabalha no sisal. Precisamos que a gestão que vai continuar, traga todos esses benefícios para o nosso povo. Desejo que a prefeita Keinha e os vereadores eleitos, tenham o sucesso.
Minha gratidão a todos que nos acompanharam e os que nos acompanharam por outras eventualidades. Boa sorte a todos, um dia de muita paz e de muita prosperidade.
Comments