A diplomação é a última fase do processo eleitoral e representa o ato que confirma, efetivamente, a eleição dos candidatos. Depois desse ato realizado pela Justiça Eleitoral, acontecerá a Sessão Solene de Posse que é uma prerrogativa do Poder Legislativo. No dia 1º de janeiro, a Câmara de Vereadores, se reunirá para: Eleição da nova mesa diretora, posse dos 13 vereadores e que como colegiado dará posse à prefeita e à vice-prefeita.
Em Araci, a prefeita Maria Betivânia Lima da Silva Keinha, foi reeleita em um dos mais estupendos certames eleitorais da história, por efeito de ser disputa de reeleição.
O exercício de mandato consecutivo, nunca ocorreu desde a eleição do primeiro prefeito de Araci em 1959, até que o prefeito Silva Neto (PDT) eleito em 2012 encara a reeleição que seria a primeira da história, exercendo o primeiro mandato consecutivo de 2017 a 2020, quando lança sua vice Keinha, candidata e essa, vencendo as eleições, exerce hoje seu primeiro mandato
No pleito desse ano, a prefeita Keinha sustentou a façanha de seu líder Silva Neto, conquistando também a reeleição e ainda lhe foi creditada a pujança de “mito feminino”, por ser a primeira mulher reeleita na cronologia do futuro.
Junto ao termo grego (mythós), (coisa ou narrativa fantástica, considerados importante para a história de um povo); a reeleita prefeita Keinha, surge das urnas com a mais expressiva votação da história, arrebanhando dos 33.443 votos digitados, a soma de 19.628 votos, representando 61,51% de preferência dos eleitores aracienses.
Nas eleições municipais de 2004, as reeleições bateram recorde chegando a representar 82% de êxito entre os candidatos que estavam concorrendo à reeleição e dentro deste índice está a prefeita Keinha que com esse feito, sinaliza que a austeridade, o controle dos gastos públicos, as constantes obras melhorando a infraestrutura urbana e a capacidade de captação de recursos externos, convencem a população e cativam o eleitorado, que opta pela continuação da gestão.
KEINHA DIPLOMADA PELA 2ª VEZ
A diplomação da prefeita Keinha, ontem no salão de atos da câmara de vereadores, foi um ato da Justiça eleitoral sob o ordenamento do Juiz Eleitoral da 23ª Zona Eleitoral, Dr. José de Souza Brandão Netto.
“Recebo esse segundo diploma, como prefeita eleita com um sentimento ampliado de responsabilidade, que vai além dos deveres e incumbências exercidas neste mandato primeiro. Tenho consciência de que estamos fazendo o que precisa ser feito e neste fim de mandato, posso adiantar que estou com a consciência tranquila de ter cumprido meu dever e satisfeito todos os compromissos assumidos com a população que me deu essa nova vitória. Agradeço a Deus em primeiro lugar, ao meu esposo, companheiro Diógenes, aos meus filhos, a todos os aracienses que mais uma vez confiaram os próximos quatro anos que serão dedicados a todos com mais dedicação e amor. Agradeço ao meu irmão e líder político Silva Neto. Ele foi o grande comandante dessa caminhada vitoriosa. Feliz Natal a todos”, falou a prefeita Keinha.
GILMARA GÓES MAGALHÃES DA COSTA É DIPLOMADA VICE-PREFEITA DE ARACI
Gilmara e professora, ex-vereadora e ex-presidente da câmara. Atuou ao lado da prefeita Keinha como sua vice e por correlação, pega o bonde da história como a primeira mulher vice-prefeita e ao lado da titular, como a primeira a ser reeleita nos 65 anos de história de emancipação política de Araci.
“Sou grata, primeiramente a Deus, ao povo de Araci, à minha família à companheira Keinha e ao ex-prefeito Silva Neto, pela conquista da reeleição ao lado de Keinha. Grata pela confiança de todos, o que me motiva trabalhar muito mais por uma cidade mais bem cuidada, que valorize sua gente e sua história. Serei uma vice-prefeita atuante, com contato direto com o povo, como sempre fiz ao longo de meus mandatos exercidos, como vereadora e como parte do executivo”, disse Gilmara após receber seu diploma das mãos do Juiz Brandão Netto.
13 VEREADORES QUE SERÃO EMPOSSADOS PELO LEGISLATIVO EM 1º DE JANEIRO FORAM TAMBÉM DIPLOMADOS.
No Brasil, os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, que leva em consideração não apenas os votos diretamente recebidos pelos candidatos, mas também o conjunto de votos nos partidos e federações.
Vereadores eleitos diplomados:
Ciro Silva
Eleito pelo MDB. Vereador mais votado no pleito 2024 com 1418 votos. Exercerá seu primeiro mandato.
Anastácio Carvalho
Vereador reeleito dessa vez pelo PDT, segundo na escala de votos.1408 votos.
Jefinho Carneiro
Jefson Miranda Cardoso Carneiro. Vereador reeleito, desempenhará seu 4º mandato na câmara, onde também exerceu a presidência. Dessa vez, eleito pelo PSD teve 1308 votos.
Manuel de Bernadino
Manuel Matos dos Santos. Eleito para desempenho de seu 4º mandato conquistado pela legenda PDT com votação de 1258 votos.
Marinho de Mazinho das Pedras
José Mário da Conceição Jr. Vereador no exercício de seu primeiro mandato, se reelege pela mesma legenda PDT com 1247 votos
Zé Augusto
José Augusto Moura de Andrade. Vereador no exercício de seu 3º mandato. Ex-presidente da câmara, reeleito pela mesma legenda PDT com 1238 votos
Jamile Irmã De Gilmara
Jamile Magalhães da Costa. Exercitando seu 2º mandato, desta vez se reelege pelo PSD com 1223 votos
Léo de Eridan
Leandro Andrade Macedo. Eleito para 1º mandato em 2008. Nesse pleito mantém sua linha de reeleição pelo MDB, tendo conquistado 1102 votos.
Francisquinho do Tapuio
Francisco Lima de Oliveira. Está no exercício de seu primeiro mandato pelo PSD, conquista sua primeira reeleição pela mesma sigla com 1032 votos
Roberto do Sem Freio
Roberto Souza de Matos. Vereador com mandato na XV Legislatura (2017-2020), retorna à Casa Legislativa, dessa vez pelo PT com 956 votos
Bete de Venceslau
Elizabete Andrade Carvalho. Vereadora de 1º mandato exercido na XIV Legislatura (2013-2016), retorna à câmara pela conquista de seus 956 votos pelo MDB.
Edneide Pereira
Edneide Santana Pereira. Vereadora com 1º mandato pelo PDT em 2017-2020, exercitando seu 2º mandato, reeleita pela mesma sigla PT com 906 votos para exercício de seu 3º mandato.
Dani E Cia
Daniele Sousa Vieira. Eleita pelo PP para exercício de seu 1º mandato, com 834 votos
SEIS VEREADORES FICARAM NAS SUPLÊNCIAS IMINENTES
Laerto pelo PSD alcançou 966 votos
Luizinho de Luiz do Boa do PSD com 931 votos
Robson de Tapuio pelo PDT teve 928 votos
Virgílio de Zé Bonfim do PDT alcançou 794 votos
Léo de Marlúcia pelo MDB teve 747 votos
Alvinho do PDT obteve 733 votos
Registros de homenagens:
Comments